domingo, 22 de agosto de 2021

Nem sempre foi preciso fugir do Afeganistão...









 NEM SEMPRE SE PRECISOU FUGIR DO AFEGANISTÃO...


ASSIM FALAVA SÓCRATES SOBRE A SUPERIORIDADE DE ZARATUSTRA E DE SEU POVO (atuais iranianos e afegãos)  SOBRE OS GREGOS...


"Sócrates: Então comparemos a nossa situação com a deles e principiemos por apurar se os reis lacedemônios e persas são de ascendência inferior. Na adolescência o menino é confiado a quatro tutores reais. O primeiro dos Mestres instrui o jovem sobre o saber mágico de Zaratustra. O mais justo o ensina a ser autêntico por toda a vida; o mais autocontrolado a não ser dominado por um só prazer, para que ele possa se acostumar a ser um homem livre e um genuíno rei, cuja primeira obrigação é ser senhor e não escravo de si mesmo; o mais corajoso o prepara para ser destemido e intrépido, ensinando-lhe que o medo é uma forma de escravidão.


Ora, as riquezas dos lacedemônios, ainda que grandes se comparadas com a dos outros povos gregos não são nada se comparadas com as dos persas e de seu rei. 


Fica, então, pasmo, Alcebíades, com tua educação precária, se te dispusesses a competir com os filhos de Zaratustra (atuais iranianos e afegãos), considerando todas as vantagens destes e os recursos de seu povo."


Platão in ALCEBÍADES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário