terça-feira, 7 de setembro de 2021

 QUE TAL ESCREVERMOS A NOSSA HISTÓRIA COMO ELA FOI, NO GÊNERO FEMININO, E PROCLAMARMOS A FALÊNCIA DO MODELO MASCULINO MONTADO EM   CAVALOS E CONGÊNERES E EMPUNHANDO ARMAS?





7 de SETEMBRO: Dia de celebrarmos Dona LEOPOLDINA!


Dona Leopoldina era, antes de tudo, uma acreditada diplomática dos Habsburgos. A sua missão era a expansão do poder de sua família para baixo da linha do Equador. A crise política pela qual passava o Brasil poderia levar à retalhação de seu território com a formação de várias Repúblicas independentes, como ocorria com o restante da América Latina, o que não atendia aos interesses do Império Austríaco. Por sua vez, Leopoldina uma poliglota que rapidamente aprendeu a falar e escrever o português, sentia-se irmanada com a causa e o povo brasileiro.


 Leopoldina foi talhada e esmeradamente educada para suas missões políticas de Embaixadora. Por isso agiu adequadamente e rápido, reunindo o Conselho de Estado e decretando a separação do Brasil de Portugal no dia 02 de setembro de 1822, tudo de acordo  com a sua genuína simpatia com a causa brasileira e os interesses que representava. 


Já Dom Pedro... Diante dos atos assinados por Leopoldina não teve escolha senão a de, espada em punho, proclamar a independência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário